A Fogueira voltou a acender-se e o tradicional São Martinho voltou a assinalar-se

O Grupo de Jovens “A Tulha” organizou no passado sábado, dia 13 de novembro, o seu São Martinho.

Depois de um ano de interregno, a associação voltou a juntar a comunidade e convidou-a a visitar as suas Oficinas na antiga Escola Primária.  Numa iniciativa simples mas com grande tradição, foram cerca de 100 pessoas que passaram pelas Oficinas nesta noite.

O Grupo preparou a fogueira no exterior onde se assaram de forma tradicional, simbólica e na típica fogueira as castanhas que a associação ofereceu a todos os participantes em cartuchos feitos com folhas de jornais.

Os participantes tiverem ainda direito a jeropiga caseira, sumos e água.

Com esta iniciativa a associação pretende manter a tradição da realização da fogueira de São Martinho, cada vez menos habitual nos dias de hoje.

Esta foi uma noite que se traduziu num momento saudável entre a comunidade, de jovens e menos jovens, e com a visita de pessoas de vários pontos do Município de Ílhavo que quiseram conviver à volta da típica fogueira de São Martinho na sede da associação.

A entrada foi gratuita e aberta a toda a população, neste que foi um pequeno investimento financeiro da associação mas com resultados positivos muito significativos no que toca ao convívio intergeracional da comunidade.

Ainda esta semana a associação arrancará com a habitual Campanha de Recolha de Bens Alimentares, numa parceria com o comércio local e sob o lema “O Pai Natal podes ser tu”.

A Direção do Grupo de Jovens “A Tulha”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.