Realizou-se no passado sábado, na Casa da Cultura de Ílhavo, a 20ª edição do Festival da Canção Vida promovido pelo Grupo de Jovens “A Tulha”.
A Casa da Cultura de Ílhavo voltou a encher com o público a aderir de forma entusiasta ao evento. De referir que em 2020 não foi possível a sua realização e que a associação este ano, com alguma ginástica levou a bom porto o Festival. Na 1ª parte foram apresentados os 10 temas a concurso provenientes de Viseu, Leiria, Ílhavo, Gafanha da Nazaré, Estarreja, Lisboa, Braga e Leiria.A segunda parte ficou a cargo de TATANKA, artista convidado pela associação para apadrinhar esta 20ª edição do Festival.
O espetáculo foi apresentado por Rafael Vaz, presidente da associação e por Ana Raquel, Vogal da direção.
Os resultados foram os seguintes:
Prémio Melhor Mensagem (Troféu mais peça da Vista Alegre): “Menos marinheiros que marés” proveniente de Ílhavo.
Prémio Melhor Música (Troféu mais peça da Vista Alegre): “Barco Azul” proveniente de Viseu
Troféu Carlos Paião (troféu): “Tu e eu a envelhecer” de Ílhavo
3º Classificado (200 euros mais peça da Vista Alegre): Canção “Barco azul” proveniente de Viseu
2º Classificado (400 euros mais peça da Vista Alegre): Canção “Borboletas na barriga” proveniente de Leiria
1º Classificado (800 euros mais peça da Vista Alegre): Canção “Bela do canto” proveniente de Rio Tinto, da autoria de Luís Guedes.
A associação mostra-se feliz por mais um contributo que deu para o retomar da Cultura na Região e salienta a resiliência e dinâmica das várias equipas que contribuíram para a realização deste festival, salientando o fato de ter sido capaz de encher o auditório da Casa da Cultura de Ílhavo num momento de tantas incertezas.
Tatanka, artista convidado, deu os parabéns à associação por manter viva esta tradição e dar palco a novos talentos.
João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia e Presidente eleito da CMI, afirmou que este festival enriquece a cultura Ilhavense e orgulha a Freguesia.
Tiago Lourenço, Vereador da Câmara Municipal, destacou o papel da associação no último ano e meio e o fato de ter mantido a sua dinâmica, destacando a qualidade do que é feito e o fato de ser liderado por jovens.
Catarina Durão, Diretora Regional do IPDJ destacou o trabalho da associação, não só com este festival mas com tudo o resto que promove ao longo do ano, bem como o exemplo em que se tornou a nível nacional.
Rafael Vaz, Presidente da Associação, interveio neste festival pela última vez enquanto Presidente da Tulha, para dizer que “liderar esta associação foi a honra da minha vida cívica”. O Grupo terá eleições no próximo mês de novembro e o atual líder não se irá recandidatar.
O Grupo agradece a todas as entidades públicas e privadas e foram parceiras da 20ª edição deste festival e destaca o contributo da Câmara Municipal de Ílhavo com a disponibilização da CCI e de todos os meus técnicos necessários.
A Direção do Grupo de Jovens “A Tulha”